...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Educação / Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital

Presidente do Inep explica como será a primeira edição do Enem digital

fe83928c-8100-4d11-a4aa-5608f8d38784

© Lúcio Ber­nar­do Jr. / Agên­cia Bra­sí­lia (Repro­du­ção)

Provas ocorrerão em 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Publi­ca­do em 08/01/2021 — 06:50 Por Mari­a­na Tokar­nia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Pela pri­mei­ra vez, o Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) terá uma ver­são digi­tal. A pro­va será apli­ca­da de for­ma pilo­to para 96 mil can­di­da­tos em 99 muni­cí­pi­os. Assim como no Enem impres­so, os par­ti­ci­pan­tes terão que ir até o local de pro­va e, embo­ra o exa­me seja fei­to pelo com­pu­ta­dor, os can­di­da­tos deve­rão levar cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca da cor pre­ta por­que a reda­ção será fei­ta no papel.

Para escla­re­cer como será essa pro­va, a Agên­cia Bra­sil con­ver­sou com o pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), Ale­xan­dre Lopes.

“Hou­ve, no pas­sa­do, ten­ta­ti­vas [de fazer o Enem digi­tal], mas foram des­con­ti­nu­a­das. A deci­são de fazer o Enem digi­tal nes­te ano foi toma­da em 2019. Esta­mos con­se­guin­do ago­ra tirar o tes­te do papel, lite­ral­men­te. Esta­mos mui­to ani­ma­dos com o Enem digi­tal”, dis­se Lopes.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, apresenta detalhes da força-tarefa aplicada para avaliação do resultado do Enem

Pre­si­den­te do Inep, Ale­xan­dre Lopes, con­ver­sou com a Agên­cia Bra­sil sobre a nova moda­li­da­de do exa­me — Fabio Rodri­gues Pozzebom/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

O exa­me será um pon­ta­pé ini­ci­al para mudan­ças no Enem. A inten­ção do Inep é que o exa­me se tor­ne total­men­te digi­tal até 2026. As dis­cus­sões e os tes­tes para que isso seja pos­sí­vel ocor­rem des­de 2016.

O Enem digi­tal será apli­ca­do nos dias 31 de janei­ro e 7 de feve­rei­ro, após o Enem impres­so, que será nos dias 17 e 24 de janei­ro. As pro­vas serão rea­li­za­das em labo­ra­tó­ri­os de infor­má­ti­ca de esco­las e uni­ver­si­da­des que já foram pre­vi­a­men­te tes­ta­dos pelo Inep. Ao todo, serão cer­ca de 4 mil labo­ra­tó­ri­os, com cer­ca de 20 com­pu­ta­do­res cada. As máqui­nas terão aces­so ape­nas à pro­va. Os estu­dan­tes não con­se­gui­rão, por­tan­to, aces­sar a inter­net ou docu­men­tos do com­pu­ta­dor.

Ape­sar de ser fei­ta em tela, os par­ti­ci­pan­tes deve­rão levar, como no Enem impres­so, cane­ta esfe­ro­grá­fi­ca de tubo trans­pa­ren­te da cor pre­ta. A pro­va de reda­ção será escri­ta a mão. Os estu­dan­tes tam­bém rece­be­rão folhas de ras­cu­nho para fazer os cál­cu­los das pro­vas de mate­má­ti­ca e ciên­ci­as da natu­re­za. Eles não terão, no entan­to, folhas de res­pos­ta. Os itens devem ser mar­ca­dos pelo com­pu­ta­dor.

“A gen­te pro­cu­rou, nes­se momen­to, simu­lar no ambi­en­te digi­tal o que acon­te­ce no papel. Então, o alu­no vai poder, por exem­plo, ir na ques­tão mais à fren­te, pode vol­tar. No final, ele vai mar­car e quan­do der o sinal que fina­li­zou a pro­va, o sis­te­ma tra­va o pre­en­chi­men­to do gaba­ri­to. Aí pron­to, não vai mais poder mexer e a pro­va vai vir dire­to para o Inep”, expli­ca o pre­si­den­te.

Os horá­ri­os do Enem digi­tal serão os mes­mos do Enem impres­so. Os por­tões abrem às 12h e fecham às 13h. A pro­va come­ça a ser apli­ca­da às 13h30. No pri­mei­ro dia, os par­ti­ci­pan­tes, assim como no exa­me em papel, fazem as pro­vas de lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­no­lo­gi­as, reda­ção e ciên­ci­as huma­nas e suas tec­no­lo­gi­as. Nes­se dia, a pro­va vai até as 19h. No segun­do dia, os can­di­da­tos têm até as 18h30 para resol­ver ques­tões de ciên­ci­as da natu­re­za e suas tec­no­lo­gi­as e mate­má­ti­ca e suas tec­no­lo­gi­as.

Além dos apli­ca­do­res, nas salas de pro­va, os can­di­da­tos con­ta­rão com a assis­tên­cia de um téc­ni­co em infor­má­ti­ca. “Se tiver algum pro­ble­ma no com­pu­ta­dor, o téc­ni­co pode ten­tar resol­ver ime­di­a­ta­men­te naque­le com­pu­ta­dor. Se não puder, ele vai logar numa outra máqui­na, tere­mos máqui­nas reser­va. Se não con­se­guir mes­mo assim, se tiver pro­ble­ma ou se demo­rar demais para resol­ver, aí esse alu­no vai poder par­ti­ci­par da rea­pli­ca­ção da pro­va em papel”, expli­ca Lopes.

Da mes­ma for­ma que os estu­dan­tes que farão o Enem impres­so ape­nas pode­rão sair com a pro­va meia hora antes do fim da apli­ca­ção, tam­bém os estu­dan­tes que fize­rem o Enem digi­tal, só pode­rão sair com a folha de ras­cu­nho 30 minu­tos antes do fim da apli­ca­ção. Eles podem ano­tar as res­pos­tas ali, para pos­te­ri­or­men­te con­fe­rir o gaba­ri­to ofi­ci­al, que deve­rá ser divul­ga­do para essa ver­são do exa­me até o dia 10 de feve­rei­ro.

As ques­tões da pro­va serão dife­ren­tes das do Enem impres­so. No entan­to, como a pro­va uti­li­za o sis­te­ma de cor­re­ção base­a­do na cha­ma­da teo­ria de res­pos­ta ao item (TRI), as pro­vas terão o mes­mo nível de difi­cul­da­de e os estu­dan­tes pode­rão con­cor­rer jun­tos às mes­mas vagas em pro­gra­mas que dão aces­so ao ensi­no supe­ri­or, como o Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu), que ofe­re­ce vagas em ins­ti­tui­ções públi­cas e o Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de para Todos (ProU­ni), que ofe­re­ce bol­sas de estu­dos em ins­ti­tui­ções pri­va­das.

Pandemia

As medi­das de segu­ran­ça ado­ta­das em rela­ção à pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus serão as mes­mas tan­to no Enem impres­so quan­to no Enem digi­tal. Have­rá, por exem­plo, um núme­ro redu­zi­do de estu­dan­tes por sala, para garan­tir o dis­tan­ci­a­men­to entre os par­ti­ci­pan­tes. Duran­te todo o tem­po de rea­li­za­ção da pro­va, os can­di­da­tos esta­rão obri­ga­dos a usar más­ca­ras de pro­te­ção da for­ma cor­re­ta, tapan­do o nariz e a boca, sob pena de serem eli­mi­na­dos do exa­me. Além dis­so, o álco­ol em gel esta­rá dis­po­ní­vel em todos os locais de apli­ca­ção.

Quem for diag­nos­ti­ca­do com covid-19, ou apre­sen­tar sin­to­mas des­ta ou de outras doen­ças infec­to­con­ta­gi­o­sas até a data do exa­me, não deve­rá com­pa­re­cer ao local de pro­va e sim entrar em con­ta­to com o Inep pela Pági­na do Par­ti­ci­pan­te, ou pelo tele­fo­ne 0800–616161, e terá direi­to a fazer a pro­va na data de rea­pli­ca­ção do Enem, nos dias 23 e 24 de feve­rei­ro.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

 Agên­cia Bra­sil / EBC


Você pode Gostar de:

Prouni: prazo para comprovar dados termina nesta terça-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Pré-selecionados devem confirmar dados informados no ato de inscrição. Publi­ca­do …