Na foz do Rio Doce, pescadores temem que óleo agrave tragédia

Na foz do Rio Doce, pescadores temem que óleo agrave tragédia

Espírito Santo criou comitê de emergência para monitorar a costa Publicado em 09/11/2019 – 18:38 Por Léo Rodrigues – Repórter da Agência Brasil*  Mariana (MG) Há duas semanas, o avanço do vazamento de óleo de Continue lendo »

Brasileiros pesquisam as riquezas da Antártica

Brasileiros pesquisam as riquezas da Antártica

Antártica tem a maior quantidade de água doce do planeta Publicado em 06/11/2019 – 17:05 Por Mauricio de Almeida – Repórter da TV Brasil *  Antártica A Estação Brasileira Comandante Ferraz na Antártica coloca o Continue lendo »

Ministro anuncia criação de 8 laboratórios de inteligência artificial

Ministro anuncia criação de 8 laboratórios de inteligência artificial

Publicado em 04/11/2019 – 16:11 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil*  Brasília O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, anunciou hoje (4) a criação de oito laboratórios de inteligência Continue lendo »

Linhas pré-pagas de 17 estados devem ser recadastradas até dia 18

Linhas pré-pagas de 17 estados devem ser recadastradas até dia 18

Publicado em 04/11/2019 – 20:02 Por Jonas Valente -Repórter Agência Brasil * Brasília As pessoas com linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até o dia 18 de novembro para fazerem um recadastramento e atualizarem Continue lendo »

Internet completa 50 anos cercada de polêmicas

Internet completa 50 anos cercada de polêmicas

Publicado em 03/11/2019 – 11:29 Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil *Brasília A cada minuto, 188 milhões de e-mails são enviados, 41 milhões de mensagens de textos são trocadas pelo WhatsApp e FB Messenger, 4,5 Continue lendo »

 

Category Archives: Direitos Humanos

Estudo aponta que trabalhadores de lavouras de frutas vivem na pobreza

(Reprodução)


Publicado em 10/10/2019 – 05:50

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil * São Paulo


Trabalhadores temporários das lavouras de frutas no Nordeste estão submetidos a práticas degradantes de trabalho e baixos salários, apesar do setor de fruticultura ser composto por empresas estruturadas e com diversas certificações. A conclusão é do relatório “Frutas Doces, Vidas Amargas”, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Oxfam Brasil – organização independente e sem fins lucrativos.

Papa pede respeito a indígenas em abertura de Sínodo da Amazônia

Reuters/Yara Nardi/Direitos reservados (Reprodução)

Assembleia reúne bispos no Vaticano


Publicado em 07/10/2019 – 13:22

Por Marieta Cazarré – Repórter da Agência Brasil * Montevidéu


O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (7) que a sociedade moderna deve respeitar os indígenas e evitar as colonizações que serviram para dividir e “aniquilar os povos originários, demonstrando todo o desprezo por eles”. Ele lembrou a experiência argentina, seu país de origem, onde os povos originários sofreram e sofrem, ainda hoje, com atitudes depreciativas. A declaração foi dada durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica.

Brasileiros elegem domingo representantes de conselhos tutelares

Valter Campanato/Agência Brasil (Reprodução)


Publicado em 04/10/2019 – 06:16

Por Gilberto Costa – Repórter da Agência Brasil * Brasília


Neste domingo (6), das 9h às 17h, serão realizadas eleições para escolha dos representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

Licença-paternidade estendida favorece vínculo com filho

Rovena Rosa/Agência Brasil (Reprodução)

Modelo aplicado em algumas empresas ainda não virou lei


Publicado em 11/08/2019 – 09:35

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil * São Paulo


“Para mim, foi muito feliz ter esse momento, ter essa chance de ter esse vínculo tão forte criado desde o primeiro dia e durante meses com os meus filhos”, diz Eduardo Lopes, que trabalha na empresa Facebook, onde os pais têm licença-paternidade de quatro meses, podendo ser usufruída desde o nascimento da criança. Essa não é uma realidade para todos os brasileiros, já que a legislação no país garante licença de apenas cinco dias para os pais, podendo chegar, em alguns casos, a 20 dias se a empresa integrar o programa Empresa Cidadã ou se for do setor público.

MP recebe 4,3 mil denúncias de trabalho infantil por ano

trabalho infantil (Reprodução)

Campanha lançada nesta quarta reforça luta contra trabalho precoce


Publicado em 12/06/2019 – 06:01

Por Da Agência Brasil*  Brasília


De 2014 a 2018, o Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil. Na média histórica, o MPT calcula que haja 4,3 mil denúncias de trabalho infantil por ano. Foram ajuizadas 968 ações e firmados 5.990 termos de ajustamento de conduta, um instrumento administrativo para impedir condutas irregulares.

Para reforçar a luta contra esse tipo de trabalho, o MPT lança nesta quarta-feira (12) a campanha nacional Toda Criança é Nossa Criança. Diga Não ao Trabalho Infantil.

Publicada lei que garante mais proteção à mulher vítima de violência

(Reprodução)

As medidas que alteram a Lei Maria da Penha começam a valer hoje


Publicado em 14/05/2019 – 11:52

Por Agência Brasil  * Brasília


A Lei Maria da Penha prevê, a partir de agora, a aplicação de medidas protetivas de urgência a mulheres ou a seus dependentes ameaçados de violência doméstica ou familiar. ODiário Oficial da União publica hoje (14) a lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com as alterações que darão mais rapidez nas decisões judiciais e policiais.

Prisão domiciliar foi negado para 89,1% das mães e gestantes em SP

(Reprodução)


Publicado em 07/05/2019 – 23:20

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil * São Paulo


O direito à prisão domiciliar foi negado para 89,1% das mães e gestantes que tiveram prisão decretada no estado de São Paulo entre dezembro de 2017 e abril de 2018. O dado faz parte do relatório MulhereSemPrisão, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), lançado hoje (7), e que acompanhou 213 audiências de custódia em São Paulo.

ATENÇÃO: Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização.
+ +
516818f96ee4c6a670af1c633b42627e jt0PqJln__RF0EooOzTmEF_pmqiQsbQDTN2dzQeL1rY